Conheça as 30 marcas mais valiosas do futebol europeu em 2011

O BFEFB 2011 (Brand Finance) publicou as marcas mais valiosas do futebol europeu em 2011. Este ranking, classifica com ratings o valor da marca (e não o clube em si), tendo em conta a sua quota de mercado, o crescimento do mercado e as suas situações financeiras, metodologia que estamos habituados a ver para o análise da dívida de países e empresas. Neste caso, os ratings são calculados tendo em consideração a força, o risco, e o potencial futuro associado a essa mesma marca. Este estudo, avaliando o Brand Equity de cada clube, refere também que é um valor intangível, relacionado com o valor psicológico e financeiro de uma organização.

Esta lista é liderada pelo Manchester United, marca que vale 490 000 000 de euros e que cresceu 11% face a 2010. O Man Utd utrapassou o poderoso Real Madrid, agora 2º, valendo 477 000 000 de euros, como a marca mais valiosa do futebol europeu. O último lugar do pódio é do Barcelona, que valorizou a sua marca 9% face ao ano anterior, valendo assim 467 000 000 de euros.

A principal subida no ranking é do Manchester City que valorizou a sua marca em 97%, ficando no 11º. Quanto a descidas, o principal destaque vai para o AS Roma, e o Werder Bremen, que desceram 27% e 25%, respectivamente. De salientar também o 28º lugar alcançado pela marca SL Benfica, que mesmo estando num país periférico e fraco económicamente pequeno como é portugal, consegue vales mais que clubes como a Fiorentina ou a Lázio.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s