O Sistema de Playoffs da Liga Holandesa

Na Europa têm sido adoptadas diferentes estratégias relativamente à estrutura dos campeonatos de futebol de modo a serem alcançados melhores resultados a nível desportivo e financeiro.

A Eredivisie, a principal liga de futebol da Holanda, é um caso particular que reflecte a necessidade de inovação face ao produto oferecido aos fãs da modalidade. De acordo com o ranking elaborado pela IFFHS, a Eredivisie foi, em média, entre 1991 e 2011, a nona principal liga mundial sendo que o país apresentou as suas melhores prestações nos anos 70 (4º lugar no ranking da UEFA, em média).

Em 2004, a KNVB, a Federação Holandesa de Futebol, decidiu dividir as equipas profissionais holandesas (32) em quatro categorias no sentido de avaliar as suas políticas: os três principais clubes (Ajax, Feyenoord e PSV), dez clubes ambiciosos da Eredivisie, dez clubes dinâmicos (cinco da Eredivisie e cinco da Eerste Divisie, segunda divisão), e os restantes clubes da Eerste Divisie. Após esta análise, a KNVB concluiu que a criação de um campeonato composto por equipas holandesas e belgas seria benéfico dado que aumentaria a competitividade das equipas que actuassem nas competições europeias. No entanto, a UEFA vetou esta possibilidade levando a que a KNVB avaliasse outras alternativas com o intuito de tornar o seu futebol profissional mais atractivo.

Desta forma, foi introduzido um sistema de Playoffs a partir de 2005/2006 com o objectivo de alcançar o acesso às competições europeias e a participação na Eredivisie. Entre a referida época e a actual foram realizadas pequenas modificações, em consonância com os clubes, de modo a tornar o sistema mais equitativo e equilibrado e a alinhá-lo com o número de lugares disponíveis nas competições da UEFA.

MODELOS APRESENTADOS

Os Playoffs foram implementados com o objectivo de criar uma maior envolvência, tensão e competitividade; oferecer jogos mais atractivos; obter melhores assistências e audiências; aumentar a exposição do campeonato, clubes e parceiros; aumentar a competitividade dos clubes e jogadores nas competições europeias; e aumentar as receitas dos clubes e do mercado holandês.

De facto, os efeitos desta alteração são visíveis na medida em que levaram a uma variação positiva da assistência média nos últimos anos e a um crescimento de 25% do total de espectadores nos estádios entre 2001/2002 e 2008/2009. No entanto, é importante referir que o aumento das assistências está também associado à modernização e expansão dos estádios de alguns dos principais clubes holandeses (ex: AZ Alkmaar).

Desde 2005/2006, o Playoff relativo ao acesso aos lugares nas competições europeias foi responsável por um acréscimo de 1,1 milhão de espectadores nos estádios enquanto que o Playoff relativo ao acesso à Eredivisie proporcionou um aumento de aproximadamente 650 000 espectadores. A nível competitivo, verificou-se também uma tendência positiva representada por uma melhoria do coeficiente do país. A título de exemplo, a Holanda atingiu um coeficiente de 11,166 pontos na época de 2010/2011 tendo em 2005/2006 atingido apenas 7,583 pontos, o que lhe permite ter um maior número de clubes nas competições da UEFA.

Deste modo, o aumento do número de jogos e da competitividade através da implementação do sistema de Playoffs, tem proporcionado benefícios aos clubes, nomeadamente a nível das receitas de bilheteira, direitos televisivos, prémios de competições europeias e patrocínios, levando a um crescimento do mercado holandês a nível global.

 

Fontes: Football Talks 2011 (apresentação de Frank Rutten, CEO da Eredivisie); European Football Statistics; DeJonghe, T., van Hoof, S., Lagae, W. e Verschueren, J. 2010. “The Netherlands and Belgium.” In Managing Football: An International Perspective. ed. Sean Hamil and Simon Chadwick. 409-436. London: Butterworth-Heinemann; CBS Statistics Netherlands; economico.sapo.pt; Nuno Bolas (consultor, MBA pela UNIVERSIDADE NOVA – School of Business and Economics, especializado em ‘Business Models of Football Clubs’)

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s