Mercado brasileiro superou R$ 2,18 biliões em receitas em 2010

Em 2010 o mercado brasileiro de clubes de futebol (que engloba as receitas geradas por todos os clubes de futebol do Brasil) atingiu uma receita recorde de R$ 2,18 bilhões, evolução de 13,4% em relação a 2009 e 171% nos últimos 8 anos.

A BDO RCS projectou antes da publicação dos balanços de 2010, que o mercado atingiria receita de R$ 2,1 bilhões, fruto da construção de cenários futuros sobre o mercado brasileiro de clubes de futebol.

As receitas que mais contribuíram para o crescimento dos recursos gerados pelos clubes brasileiros foram os novos recursos gerados com patrocínio e publicidade e cotas de TV. As receitas com clubes sociais, desporto amador e bilheteira apresentaram uma evolução inferior ao registado em 2009.

RECEITA TOTAL – MERCADO BRASILEIRO DE CLUBES DE FUTEBOL – Em R$ Milhões


Pelo terceiro ano consecutivo as receitas com transferências de atletas sofreram contração, apresentando uma menor participação entre as receitas geradas desde 2003, quando a BDO RCS iniciou a sua série histórica de análises.

A participação das fontes de receitas do negócio dos clubes sofreu algumas alterações de 2009 para 2010, especialmente pela redução das transferências de atletas no total gerado pelos clubes, e aumento da participação do patrocínio e publicidade. Embora as cotas de TV tenham crescido em valor absoluto, a participação se manteve inalterada.

As receitas com bilheteria apresentaram um pequeno aumento em valores absolutos, o que fez com que houvesse uma redução de 1 ponto percentual na sua participação no total gerado. As outras receitas foram conjugadas por vários factores, como o incremento de receitas não operacionais, prémios, licenciamento, receitas financeiras, etc.

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