Real Madrid e Barcelona – Os clubes com maior receita do desporto mundial

O ano de 2011 vai ficar marcado pelo grande número de confrontos entre os arqui rivais Real Madrid e Barcelona, graças aos jogos da Liga Espanhola, Copa del Rey e Champions League. As duas equipas são as que mais receitas geram no mundo do futebol, mesmo quando comparando as equipas dos EUA.

A BDO utilizou para realizar a análise, as demonstrações financeiras históricas publicadas pelos clubes. O futebol espanhol é um mercado com características bastante particulares, já que em poucos mercados do futebol mundial há tanta concentração de receitas geradas nas mãos de apenas 2 clubes. As receitas de Real Madrid e Barcelona, principais clubes do país vizinho representam cerca de 52% da receita gerada pela Liga Espanhola, um dos maiores índices do futebol em todo o mundo.

Os dois clubes além de serem os maiores representantes do futebol espanhol e europeu em geração de receitas, apresentaram uma evolução contundente no que aos recursos gerados diz respeito, especialmente com o desenvolvimento comercial das suas marcas. Os clubes em 2010 apresentaram receitas consolidadas de 829,7 milhões de euros. Nesse valor estão incluídos os recursos gerados com marketing, sócios, exploração do estádio, direitos de transmissão e jogos amigáveis.

Evolução das receitas de Real Madrid e Barcelona (em milhões de Euros e participação sobre o PIB de Espanha):

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s