O Negócio Beşiktaş

Desde a chegada, em 2004, de Yildirim Bemiroren como seu novo presidente, o Besiktas tem registado avultados investimentos no futebol, que no entanto só resultaram num campeonato Turco. Recentemente o Besiktas voltou a adquirir vários jogadores, aumentando para 100 milhões de euros o investimentos na aquisição de jogadores e treinadores nos últimos 6 anos.

Empresário do ramo das energias, Bemiroren aposta em fortes investimentos para tornar o Besiktas numa potência europeia, modus operandi que faz lembrar os grandes magnatas da English Premier League. No entanto devido à falta de resultados, surgiram recentemente grupos de adeptos contra a actual gestão do clube.

INVESTIMENTOS

Nos últimos 6 meses Bemiroren investiu mais de 14 milhões de euros na aquisição de jogadores, aumentando os custos anuais com salários em mais de 13,7 milhões de euros.

  • Guti (Real Madrid) – compra 2 milhões euros (salário anual – 2,7 milhões de euros)
  • Ricardo Quaresma (Internazionale) – compra 7,5 milhões de euros (salário anual 3 milhões de euros)
  • Simão Sabrosa (Atlético Madrid) – compra 2 milhões de euros (salário anual 3 milhões de euros)
  • Hugo Almeida (Werder Bremen) – compra 2 milhões de euros (salário anual 3 milhões de euros)
  • Manuel Fernandes (Valência) – empréstimo 600 mil euros ( salário anual 2 milhões de euros)

FINANCIAMENTOS

Para suportar os investimentos Bemiroren contraiu no final de 2010 um empréstimo com o valor total de 56 milhões de euros. O financiamento foi efectuado através de três entidades bancárias, com um prazo de 6 anos, sendo que no primeiro ano o clube fica isento de pagamento de juros.

  • Sekerbank – 22,4 milhões de euros ( taxa de juro anual 8.75%)
  • Denizbank – 22,4 milhões de euros ( taxa de juro anual 8.75%)
  • Bank Positive – 11,2 milhões de euros ( taxa de juro anual 8.75%)

Embora o Besiktas passe a ter que suportar juros anuais na ordem dos 4,9 milhões de euros, Bemiroren diz que este empréstimo servirá para pagar empréstimos anteriores mas com um prazo mais alargado. De registar que os empréstimos contraídos pelo clube anteriormente tinha taxas de juro na ordem dos 20%.

ESTADO ACTUAL DO CLUBE

Segundo uma auditoria ao clubes levada a cabo pela Liga turca, actualmente o Besiktas tem uma dívida total de 135 milhões de euros, no entanto o credor da maioria desta dívida é o próprio presidente. Mas já se começam a notar resultados fruto dos investimentos de Bemiroren:

  • Besiktas bateu em 2010/11 o recorde de receitas provenientes da venda de lugares anuais, alcançando uma receita de 13,3 milhões de euros
  • Para a temporada de 2010/11 prevê-se um aumento na receita total de bilheteira na ordem dos 35%.
  • Em termos de direitos televisivos, as previsões são para que o clube alcance esta época os 10 milhões de Euros, o que constituirá um novo recorde.
  • Naturalmente o clube registará um aumento em quase todas as suas receitas, nomeadamente no merchandising com a aquisição de camisolas dos novos jogadores.

 

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s