Ronaldinho: O incrível negócio do Flamengo

O campeonato brasileiro de futebol continua o seu processo de evolução de forma rápida, marcado nos últimos anos pelo regresso de algumas das suas maiores estrelas. Ronaldo, Roberto Carlos, Adriano, Wagner Love, Fred, Elano, Daniel Carvalho, entre outros, voltaram para a sua terra natal. Por fim, o recente contratação de Ronaldinho Gaúcho pelo Flamengo, transfere para a Serie A brasileira muita da atenção do futebol mundial.

Se é difícil aos grandes clubes europeus reunirem condições financeiras para adquirir jogadores com o nível de Ronaldinho Gaúcho, compreende-se que seja ainda mais para os clubes brasileiros, no entanto essas diferenças têm vindo a atenuar-se, tudo por causa de uma excelente conjugação entre o investimento de várias empresas e o excelente marketing que envolve todo o processo.

COMO, QUANTO E QUEM PAGA O SALÁRIO DE RONALDINHO

  • Ronaldinho irá ganhar um salário fixo de 5.000.000 euros anuais (cerca de R$11,25 milhões).
  • O salário do jogador será suportado em 80% pela agência Traffic Sports (4.000.000 euros), sendo que 20% (1.000.000 euros) será suportado pelo Flamengo.
  • Em 2010 o Flamengo através do patrocínio das marcas Batavo (produtos alimentares) e 0 Banco BMG gerou cerca de 12.500.000 euros (R$ 28 milhões).
  • Em 2011 e com a chegada de Ronaldinho, existe a expectativa que a renegociação dos contratos de patrocínios alcancem no total os 25.000.000 euros (R$ 56 milhões).
  • No contrato ficou estipulado que toda a receita de publicidade ainda por negociar com as empresas patrocinadoras acima dos 12.500.000 euros (R$ 28 milhões) , será repartida pelo jogador, clube e Traffic Sports.
  • Nesta partilha o jogador receberá 50%, a Traffic Sports 40% e o Flamengo terá direito a 10%.

O MELHOR E O PIOR CENÁRIO DO NEGÓCIO

A acreditar que o Flamengo consiga em 2011 dobrar o montante em patrocínios de 12,5 para 25.000.000 euros (de R$ 28 para R$ 56 milhões), parece um excelente negócio para todas as partes. Projectando o futuro e tendo como valor chave o acréscimo máximo de publicidade na ordem dos 12,5 milhões de Euros, veja-mos o melhor e o pior cenário do negócio:

Ronaldinho Gaúcho – Melhor cenário – Salário total de 11,25 milhões de Euros (50% dos 12,5M€ da publicidade + salário fixo anual de 5 milhões de Euros). Pior cenário – Salário total de 5.0 milhões de Euros (50% dos 0€ da publicidade + salário fixo anual de 5 milhões de Euros).

Traffic Sports – Melhor cenário – Investe 4 milhões de Euros no salário do jogador e recebe 40% dos 12,5M€ da publicidade, cerca de 5 milhões de Euros. Pior cenário – Investe 4 milhões de Euros e recebe 40% de 0€ da publicidade. A empresa seria a mais prejudicada no negócio.

Flamego – Melhor cenário – Aumenta as receitas de patrocínio em 10%, mais 1,25 milhões de Euros (total de 13,75 milhões de Euros) que dará para pagar a sua parte dos salários do jogador e com Ronaldinho na equipa, aumenta as receitas de bilheteira, merchandising etc… para além de uma vantagem desportiva considerável. Pior cenário – Mantêm as receitas de publicidade nos níveis actuais, mas com Ronaldinho na equipa, aumenta as receitas de bilheteira, merchandising etc… para além de uma vantagem desportiva considerável.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s